IMG_3369

Como iniciar na escalada indoor

A escalada indoor agora se transformou em um esporte Olimpico e muitas pessoas estão experimentando essa “nova” modalidade. Iniciar na escalada indoor pode ser desafiador (principalmente se você tem medo de altura), mas a realidade é muito diferente do “esporte extremo” que a mídia popular desenha. Com certeza você pode se tornar um grande escalador renomado, mas mesmo os melhores escaladores que existem começaram de baixo.

A escalada é pra mim?

Escalada tem algo para cada um. Um erro muito comum é confundir a escalada indoor com a escalada guiada outdoor onde é necessário equipamento muito caro (nem sempre é o caso, pode-se também, começar com um investimento relativamente baixo), ter a capacidade física de atleta de alto nível (puro equívoco) e coragem de dublê de cinema,… Esqueça tudo isto. Para iniciar a escalada outdoor como a indoor (principalmente) podem ser mais acessíveis, fisica e financeiramente, que muitas outras atividades mais populares.

Pessoas de todas as idades, formatos e tamanhos podem escalar, a não ser que você tenha alguma restrição contra atividades de média/alta intensidade. Caso esteja com dúvida, consulte um médico.

O sistema de graduações de dificuldades ajuda muito os escaladores, iniciantes ou mesmo os avançados, a encontrar em qual momento eles estão na sua escalada. Aqui na 6sup Escalada montamos nossos problemas (caminhos para o escalador subir) pensando na evolução das técnicas e capacidades físicas dos alunos, mantendo um desenvolvimento guiado mais linear e motivante para os iniciantes.

Primeiros movimentos

Para iniciar na escalada indoor temos, basicamente, duas modalidades; o “Boulder” e a escalada com corda. Partindo do princípio de que alguns ginásios possuem somente uma ou outra disciplina, vamos explicar melhor cada uma para você encontrar aquela que te chame mais a atenção.

Bolder

A escalada em boulder (a palavra vem do inglês e significa pedregulho) possui a caracteristica de ser feita em paredes de 3 à 4 metros de altura sobre colchões. Se você não é muito fã de alturas, essa é potencialmente a melhor opção para começar a pegar suas primeiras agarras e entender mais sobre a escalada em sí.

Para essa iniciar na escalada indoor na modalidade de boulder as únicas coisas de que você precisa são de roupas confortáveis, um par de sapatilhas de escalada e um saco de magnésio (opcional). Você pode facilmente alugar a sapatilha nesses locais.

Um amigo escalador pode te mostrar as regras báscas de segurança (tentar desescalar ao invés de pular; flexionar os joelhos e não tentar apoiar as mãos caso caia; não escalar sobre as pessoas ou passar por baixo de quem está escalando), ou mesmo um instrutor do ginásio pode te dar uma breve introdução ao boulder e, depois disso, deixar com que escale sem a necessidade de supervisão. Aqui na 6Sup agimos diferente com relação à introdução e desenvolvimento dos nossos alunos, pregamos pelo acompanhamento constante e próximo dos nossos grupos de alunos (aqui as aulas tem grupos reduzidos como padrão), ajudamos à todos na chegada e na continuidade de suas aventuras dentro da escalada.

O boulder pode ser uma modalidade muito divertida de se praticar em grupo e é uma grande forma de desenvolver niveis ginásticos de força e técnica em pequenas sessões de atividade. Se você é muito ocupada(o), saiba que uma hora de boulder é o suficiente e, sendo assim, fácil de encaixar dentro da agenda semananal.

Escalada com corda

A escalada com corda permite que você alcance maiores alturas (de 10 à 25 metros na maioria dos locais) com a ajuda de um parceiro que irá manusear o equipamento de segurança (ou, simplesmente, fazer a “seg”) conforme você sobe ou desce. Se você conhece alguém que já possui experiência na escalada, ela pode te ensinar os movimentos básicos e formas corretas de utilização dos equipamentos (alguns locais disponibilizam instrutores que podem ajudar nisso).

Os iniciantes começam no “top-rope” (escalada de vias com a corda já presa em cima) onde o seu parceiro segura o outro lado da corda com um equipamento específico, recolhendo corda conforme você sobe. Esse parceiro tambem será o responsável por descer você no final da escalada.

O equipamento para escalada com corda é a cadeirinha, sistema de segurança, sapatilhas de escalada e, opcionalmente, saco de magnésio. Alguns locais apresentam esses equipamentos para alugar para os que não possuem.

A escalada com corda é um pouco mais pesada, pensando em equipamentos, e mais longa, pensando em tempo despendido, do que o Boulder, mas os desafios mentais de escalar maiores alturas e realizar sequências mais extenuantes de movimentos enquanto testa sua resistência, oferece uma atividade diferente, porém não menos satisfatória do que o Boulder.

O que vestir e o que levar?

Escaladores não são, em sua maioria, muito famosos por suas qualidades fashionistas, então, saiba que, não importa o que você vista que eles não estarão nem aí. Só lembre-se de que suas roupas devem te ajudar sendo confortáveis e te permitir realizar movimentos livres.

Leve também sua garrafa de água e alguns petiscos para as sessões mais longas, comer um pouco e com frequencia vai manter sua energia em alta por mais tempo. Só fique atento quanto à política do local com relação aos espaços destinados à comer. E não se esqueça de levar sua câmera ou celular para documentar suas subidas pela vida.

Entrando nas sapatilhas de escalada

Sapatilhas de escalada lembram muito as sapatilhas de balé, porém com mais aderência no solado e (só um pouquinho) menos dor. Elas são, supostamente, bem justas para qua você “sinta” as agarras sob os seus pés. Escaladores experientes juram que vestir sapatilhas de X números menores do que o seu tênis comum vai aumentar o torque e a sensibilidade, mas para o iníciante, isso é simplesmente colocar a dor em frente do progresso; conforto é a chave aqui.

Algumas pessoas preferem usar meias para maior conforto. No meu caso em especial eu recomendo usar meias para aumentar a saúde e higiene da sua sapatilha, uma vez que reduzirá a sujeira e o suor que entram em contato com a parte interna dela. Sapatilhas alugadas devem ser usadas com meias, ao menos aqui na 6sup cobramos isso.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a escalada indoor, corre agendar sua visita no ginásio/estúdio mais próximo e comece a praticar essa modalidade.

Agende sua aula!

compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email